REALIZAÇÃO:


Exposição Fotográfica ClickNiggas: Um Olhar Sobre Nós
Celebra a juventude negra periférica em Maceió
Exposição traz uma nova perspectiva sobre a força dos jovens negros em um espaço de valorização cultural
No dia 24 de novembro de 2024, o Parque Linear, localizado no Benedito Bentes I, se tornou um espaço de celebração e valorização da juventude periférica negra com a abertura da exposição "ClickNiggas: Um Olhar Sobre Nós", sob produção cultural e executiva do multiartista Roger Silva. Com curadoria do multiartista Jiray, Embaixador do projeto no Jacintinho, a exposição começou às 14h e apresentou 16 fotografias em tecido, trazendo à tona a beleza, força e diversidade dos jovens negros periféricos de Maceió.
A proposta principal dessa exposição ao ar livre é oferecer uma nova perspectiva sobre os jovens das periferias alagoanas, destacando suas trajetórias de forma positiva e empoderada. Ao ocupar um espaço público, o projeto promove a arte e a reflexão diretamente nos bairros periféricos, proporcionando um contato acessível e inspirador com a produção artística.
Roger Silva, CEO e idealizador do Projeto Social ClickNiggas, reforça o compromisso da iniciativa em mudar as narrativas sobre a população preta e periférica: "A criação dessa exposição emerge do desejo de desconstruir as narrativas racistas construídas ao longo dos séculos, inclusive com o uso da fotografia, sobre os jovens negros periféricos e promover uma imagem positiva e empoderada desses jovens. É uma oportunidade para que eles se vejam representados com dignidade, através de uma perspectiva que valoriza suas vivências, experiências e esperanças."
Desconstruindo estereótipos e promovendo autoestima
O projeto, foi selecionado pelo Edital de Concurso José Achiles Escobar nº23/2023 - Artes Visuais da Secult e contemplado pela Lei Paulo Gustavo II, propõe uma transformação visual que reverbera diretamente na autoestima dos jovens participantes e visitantes. Cada fotografia foi cuidadosamente pensada para promover uma imagem fortalecida da juventude periférica, destacando sua pluralidade e capacidade de resistir às adversidades.
Um espaço de representatividade e protagonismo
A realização da exposição em um bairro periférico é uma escolha estratégica para aproximar a comunidade de manifestações culturais que, muitas vezes, não são acessíveis aos moradores dessas regiões. Como explica Roger Silva, “A exposição será um momento de apreciação artística visual, levando à periferia a oportunidade de mais reflexões sobre a realidade dos jovens que ali vivem. Além disso, todo o processo será registrado e compartilhado nas redes sociais, ampliando o protagonismo desses jovens.”
IMPORTANTE: A exposição Um Olhar Sobre Nós já percorrreu mais dois outros bairros, Jacintinho e Village II.


.png)























