QUEM SOMOS?
PROJETO SOCIAL CLICKNIGGAS: DESCOLONIZAÇÃO VISUAL E AFIRMAÇÃO PERIFÉRICA EM ALAGOAS
Em um Brasil onde 79% das vítimas de homicídio são negras, (Atlas da Violência), 2023) e 71% dos personagens de teledramaturgia são brancos (Globo, 2022), o Projeto ClickNiggas emerge como tecnologia social urgente. Inspirados no grito de Frantz Fanon, "O colonizado é encurralado em sua própria imagem pelo olho do colonizador", atuamos nas periferias de Maceió para romper o ciclo de desumanização midiática que reduz corpos negros a estereótipos de violência ou invisibilidade. Somos um coletivo preto periférico em busca de ressignificar nossa imagem a partir de experiências, estudos e ações culturais afroalagoanas dentro no municipio de Maceió-AL.
Nossa Metodologia é composta por por sete Baobás de Reexistência.
Baobá 01. RODAS DE CONVERSA
Como ensina Lélia Gonzalez, a cultura é trincheira: através de diálogos sobre estética negra e racismo epistêmico, resgatamos o quilombo intelectual proposto por Beatriz Nascimento. Jovens reconstroem narrativas a partir de suas memórias ancestrais, revertendo o "complexo de inferioridade" analisado por Fanon.
Baobá 02. ENSAIOS FOTOGRÁFICOS AUTORAIS
Nas quebradas (Jaqueira, Jacintinho, Benedito Bentes, Village, Cidade Universitária), viramos a câmera para dentro. Aqui, materializamos o sonho de Abdias do Nascimento:
"O Teatro Experimental do Negro não pedia representação exigia autodeterminação". Cada clique é ato político: 87% dos participantes relatam melhora na autoestima após os ensaios (dados internos, 2024).
Baobá 03. OFICINAS COMO FERRAMENTAS DE FUTURO
Oficina de fotografia, workshops de comunicação, desenvolvimento de roteiro, Mentorias sobre Produção de Assistência, Direção de Fotografia e Arte, Produção de Portfólio e edição de vídeo são tecnologias ancestrais reconfiguradas.
Preparamos o coletivo para a economia criativa (setor que movimenta R$ 171 bi no Brasil), enquanto combatemos o apagamento diagnosticado por Beatriz Nascimento: "O corpo negro é um território em disputa".
Baobá 04. Culturais multilinguagens
Um dia inteiro ocupando os territórios periféricos de Maceió, com: Palco aberto, Feira de Artes, Exposições, Desfile Black, Estúdio Itinerante, Dj e gravação de documentário.
Baobá 05. Debate ANTIRRACISTA
Fazemos debates literrários antirracistas online e presencial à partir de pesquisadores e estudiosos negros, para fortalecermos nossas narrativas e pensamentos sobre nossa exeistência enquanto pretos periféricos nos territórios alagonos e brasileiro. A ideia principal é refletirmos sobre nossa história e imagem dentro do discurso hegemônico brasileiro.
Baobá 06. CineClick
Nos reunimos de forma online para assisstirmos obras cinematográficas que dialoguem ou problematizem nossa identidade e produção no mundo do audiovisual. Após assistirmos a produção escolhida abrimos o debate para que os membros do projeto coloquem suas impressões e observações sobre a obra em questão.
Baobá 07. ClickLabs - Laboratório Experimental de produção e desenvolvimento audiovisual periférico
Produzimos conteúdos audiovisuais com forte fundamento as questões do negro brasileiro, no momento estamos finalizando nosso primeiro documentário independente com 99% da equipe sendo formada dentro do coletivo. A estreia acontecerá em novembro de 2025 no Cine Arte Pajuçara, com três sessões disponiveis parta o público em geral, alunos de escola pública e convidados especiais dos membros do projeto.
COLETIVO ORGANIZACIONAL


Roger Silva
Fundador


Kz
Co-Fundador


Faísca
Diretor de Projetos


Vivi
Diretora de Comunicação


Grilo
Diretor de Projetos LGBT


Alean Sant
Fotografo


Sara
Fotografa


Cainã
Filmmaker


Mai
Assistente de Produção


Wilson Smith
Assessor de imprenssa


Gone
Assistente de Produção


Mary Aleves
Embaixadora Jacintinho


Jiray
Embaixador Jacintinho


Gabriela Barros
Embaixadora


Luana Alves
Embaixadora


Gabriel Algusto
Consultor Cultural e Editor

Luizz Oliveira
Desenvolvedor


Alana Beatriz
Desenvolvedora


Roger Silva
Desenvolvedor


COLABORE
CONOSCO
